Conhecido como “funk ostentação”, o movimento musical surgido na Baixada Santista e na região Metropolitana de São Paulo, se tornou um fenômeno midiático no final de 2013, tendo como principais representantes Mc Guimê, Mc Lon, Mc Daleste entre outros.
O diferencial do segmento está nas letras que dão ênfase ao consumo de marcas e produtos de luxo, como Camaro, Homet, Red Label, Benedict e Oakley, que estão presentes não apenas no conteúdo, mas também nos clipes das músicas, cabe lembrar que o principal meio de divulgação desses artistas é o Youtube, os mais populares possuem milhões de visualizações
As marcas passaram então,a integrar um novo cenário de consumo, o que antes era restrito a camadas mais elitizadas da sociedade, passa a ser conhecido, cultuado, e também consumido, nas regiões periféricas e tradicionalmente mais empobrecidas de São Paulo. Dessa maneira, o “funk ostentação”, se mostra como um fenômeno musical, cultural e de práticas de consumo.
Oakley, Inc
A marca americana de óculos de sol e óculos esportivos está presente no visual da maioria dos funkeiros, é muito fácil encontra-los nos seus clipes
Christian Audigier
O Estilista, Fashion Designer e empresário francês, Christian Audigier também ganhou espaço entre os funkeirose no funk ostentação.
Undefeated
Entre os bonés uma das marcas mais procuradas é a Undefeated , com bonés que podem custar em média R$150,00
Tommy Hilfiger
As camisetas da marca Tommy Hilfiger, principalmente as polos, podem ser vistas em alguns looks funkeiros em apresentações ou shows.
BENEDICT
A marca criada pelo Studio THG, um dos mais conceituados estudios de funk do Brasil, traz uma linha de vestuário unindo música, arte e moda. A marca iniciou com linha de bonés (caps) e vem fazendo a mente do público.